sábado, 12 de fevereiro de 2011

Gravidez na Adolescência.

Cerca de 1,1 milhão de adolescentes engravidam por ano no Brasil e esse número continua crescendo. Hoje, 65% das mulheres grávidas têm menos de 20 anos, segundo dados fornecidos pelo Hospital São Paulo.


Os problemas associados com a gravidez da adolescente concentram-se, mais gravemente, no aspecto indesejado da gravidez e a frequente busca pelo aborto, que além de trazer a morte ao feto, ainda pode causar problemas irreversíveis nas garotas.
Entre as jovens que optam por ter o bebê, 84% têm de 16 a 17 anos, como mostram dados obtidos na Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba. Um número importante delas (68%) teve parto normal.

O que menos falta é a informação sobre métodos contraceptivos, mas mesmo com tanta informação as adolescentes ainda engravidam. Porque?

- Início precoce da vida sexual;

- Espaço de tempo mais longo de vida sexual ativa em que o adolescente fica exposto à uma gravidez indesejada;

- Aumento da liberdade dos jovens e a necessidade de afirmação própria do adolescente, de contraposição à família e de quebra de tabus

- Pensamento mágico do adolescente de que "isso não vai acontecer comigo";

- Pressão do namorado ou grupo de amigos;

- Grande estímulo da mídia;

- Contexto familiar tem relação direta com a época em que se inicia a atividade sexual.

Assim sendo, adolescentes que iniciam vida sexual precocemente ou engravidam nesse período, geralmente vêm de famílias cujas mães também iniciaram vida sexual precocemente ou engravidaram durante a adolescência. - De qualquer modo, quanto mais jovens e imaturos os pais, maiores as possibilidades de desajustes e desagregação familiar. De acordo com as pesquisas, muitos dos adolescentes mantém relações sexuais sem saber das possíveis conseqüências: - falta de informação - mesmo tendo conhecimento, não utilizam métodos contraceptivos - não têm condições financeiras de adquiri-los - a instabilidade própria da adolescência - pretexto para casar, em busca de um carinho que não recebe em casa - engravidar como única solução de vida. Por isso, a educação sexual ainda é a melhor saída. Os pais não devem ter receio de conversarem sobre sexo com seus filhos, nem esperar que tenham maioridade para tal assunto. Hoje vemos pré-adolescentes se iniciando na vida sexual, e os pais nem percebem. Adolescentes que tomam contraceptivos orais, ou injetáveis, sem indicação médica, mas porque uma amiga recomendou. Sem contar dos abortos e da pílula do dia seguinte, tão discutida se é um abortivo ou não.

Ter um filho não é como brincar de boneca. Portanto, só inicie sua vida sexual quando você achar que está preparada. Esteja bem consigo mesma, e confiante. Isso tem que ser algo bom pra você, adolescente. Nada de pressão. A vida é feita de escolhas e você tem que escolher o melhor caminho a seguir. E, se você já é sexualmente ativa, use sempre os métodos contraceptivos, principalmente a camisinha, que além de prevenir uma gravidez indesejada, ainda impede que você contraia doenças sexualmente transmissíveis.

4 comentários:

  1. 65% das mulheres grávidas têm menos de 20 anos ? Nossa que horrivel.

    Muito bom o seu post.

    ResponderExcluir
  2. É triste ver adolescêntes perdendo todo o mento de se divertir e curtir a vida para ganhar responsabilidades pesadas demais! Tudo deve ser pensado e feito na hora certa. Primeiro é preciso responsabilidade!!! Gostei do blog. Abraçoo.

    www.minutomix.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. infelizmente por mais que todos avisem, ainda existem pessoas que ignoram isso ou as vezes falham :// mais tendo o apoio dos pais e dos amigos acho que toda mulher consegue vencer :D

    adoreei teu blog tbm, eu tbm adoraria fazer parceria :DD

    ResponderExcluir
  4. Valeu por ter colocado meu Banner aqui no seu blog, o seu já está lá tbm oks?
    www.maniaderafa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postagens populares